segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Amora

Bom início de tarde, leitores queridos!!! Estão todos bem?

Hoje vim cumprir uma promessa! Lembram do nosso bate-papo com a autora Alice Canato? Quem não leu, corre lá no post (aqui). Foi muito bom conhecer Alice um pouco melhor, saber como iniciou a sua jornada de escritora e ler seus conselhos para quem quer seguir esse mesmo caminho.

Lembro que na ocasião eu pensei (e comentei com vocês): ela fala com tanto carinho e tanta segurança da sua obra que eu tenho certeza que algo de muita qualidade vem por aí!

Meus amigos, quinta-feira passada chegou aqui em casa AMORA! Imaginem a minha alegria? Estava muito ansiosa pela leitura, pois acompanho a autora no instagram e cada citação de Amora que ela fazia, aumentava a minha vontade de conhecer a história!

No mesmo dia me rendi às suas páginas e o envolvimento com o enredo foi tamanho que sábado as 4h da manhã (sim, não consegui parar de ler para dormir) estava lendo a última frase de Amora; e é com muita alegria que venho contar um pouquinho do livro para vocês!

                                            
O que diz a contracapa?

“Desejá-la era fácil! Era, tão simples e descomplicado que dispensava até mesmo a sua presença física. Desejava-a em pensamentos e lembranças; nas bocas e nos corpos das outras mulheres. Desejá-la era inconsciente. O oposto era para ele um exercício árduo e repetitivo. Não desejá-la exigia a sua atenção e constante estado de alerta. Diante dela, toda a sua musculatura doía tesa em cima dos ossos. Não desejá-la era mérito da razão.
O envolvimento do empresário Ian Navarro com a jovem Yasmin Sorreau o leva a fazer uma importante escolha. O romance Amora é a história do passado e do futuro dessa escolha.”


O que eu achei?

Em primeiro, eu não poderia deixar de falar da capa. Vocês sabem que eu adoro capas de livros e achei a de Amora muito delicada e caprichosa! O mesmo posso falar do marcador que acompanhou o livro, uma graça!

A história de Amora se passa em Colina Nevada, uma cidade bucólica que fica entre as montanhas, na serra, no extremo sul do país. Ian Navarro retorna à cidade e, particularmente, a Santa Tereza, em razão de uma grave doença que afligia seu pai, Henrique Navarro.

Santa Tereza é uma propriedade de tirar o fôlego de todos que ali chegavam pela primeira vez, e Ian para lá retornava com a missão de encontrar um pai nos últimos dias de vida e vender a fazenda assim que herdasse a totalidade das terras.

Ao chegar a Santa Tereza, Ian foi recebido com fantasmas de um passado que há muito estavam enterrados em seu coração. Não era sua intenção resgatar todas aquelas lembranças e emoções, mas foi algo inevitável ao vislumbrar a casa. Ali seu pai estava para um possível último adeus, mas ali ele também estava, em um passado que parecia distante, mas que insistia em martelar em sua cabeça. Uma criança a procura de um pai e a rejeição.

Alemão, assim era conhecido Henrique Navarro, homem forte que dedicou a vida para manter Santa Tereza exatamente do jeito que estava. Agora o câncer e o Mal de Alzheimer tomavam conta daquele corpo que antes era sadio e pronto para o trabalho. Henrique e Ian tiveram a oportunidade de conviver por mais alguns dias e, dessa vez, Santa Tereza foi palco de uma reconciliação.

Com a morte de Henrique, Ian tratou de apressar a venda da fazenda. Mudou-se provisoriamente para Santa Tereza a fim de colocar tudo em ordem para um possível futuro proprietário.

A venda da fazenda estava nos planos de Ian Navarro, mas conhecer Yasmin Sorreau não. Bem ali, no pé de Amoras, Ian deu espaço para Yasmin entrar em sua vida e nunca mais conseguiu tira-la de lá. Esquecer uma mulher nunca foi tão difícil para Ian e Yasmin teimava em não sair de seus pensamentos.

O romance de Ian e Yasmin é intenso, cheio de idas e vindas, segredos, frases pela metade e desencontros. Ao longo da história é possível conhecer a vida louca de Ian Navarro e encontrar pelo caminho algum de seus amigos como Renato e Jeremias.

Me apaixonei e desapaixonei por Ian Navarro quantas vezes foram possíveis ao longo da história. Não entendia muitas de suas atitudes, mas a forma como ele tratava Yasmin me fazia voltar a torcer por um final feliz para o casal.

O interessante deste romance é que suas páginas não nos contam apenas o presente. Amora é uma história do passado e do presente de Santa Tereza. É uma história do passado e do futuro de Ian Navarro.  

Dizem que para entender o que se passa hoje é preciso voltar algumas páginas da vida. Assim é  o romance Amora, ele nos mostra que, na verdade “o passado nunca nos abandona”.

Amora me conquistou inúmeras vezes em suas páginas. A paisagem bucólica de Colina Nevada me leva a lembrar da minha infância e quando a autora detalhou uma seresta em que Ian cantava “Fiz uma casinha branca lá no pé da serra para nós dois morar, fica perto da barranca do rio Paraná. O lugar é uma beleza eu tenho certeza você vai gostar. Fiz uma capela bem do lado da janela para nós dois rezar...” foi impossível não fechar os olhos e lembrar das viagens para Minas Gerais ao som do rádio do meu pai.

Eu adorei cada uma das 336 páginas e em apenas uma resenha não é possível descrever como a história é rica. Muitas vezes parei e repensei nas frases, cuidadosa em não contar muitos detalhes e para não estragar a surpresa. É uma história que vale a pena ser lida e, por mais que eu permanecesse aqui escrevendo e escrevendo, acredito que ainda não faria jus a Amora.

Aproveito para agradecer à autora Alice Canato pelo livro e pelos bons momentos que passei com a leitura. Desejo que Amora conquiste muitos corações, como conquistou o meu!

O livro está à venda online na Livraria Asabeça e, a partir do dia 15, nas lojas virtuais da Livraria Cultura e Martins Fontes.

Espero que gostem. Eu adorei!

Boa leitura,

Mari



Dados do livro:
Nome: Amora
Autora: Alice Girolamo Canato
Editora: Scortecci
Ano da edição: 2013

Páginas: 336

42 comentários:

  1. Que capa mais fofa, amei!! A visualização do livro é linda, chama muito atenção e adorei a resenha *-*
    Beijãoo!!

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Querida Mari, espero poder um dia retribuir o carinho que você dedicou a mim e ao romance "Amora". Muitíssimo obrigada pela linda resenha, não podia ser mais especial. Um grande abraço.
    Alice Canato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice!! Que alegria ver seu comentário aqui no blog!! Saiba que eu me apaixonei pela história, é linda!!!

      Obrigada!!

      Beijos

      Excluir
  3. Que capa lindaaaaaa *-------------* Como é bom ter um livro com uma capa tão perfeita e ainda com uma história a altura? Fiquei morrendo de vontade de ler.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim mesmo, Letícia!! A capa é linda e a história mais ainda!!

      beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Assim como você também adorei a capa. Capas sõ um tipo de atrativo em livro para mim, rs!!!
    Sua resenha me motivou a adquirir este livro. Deveria ter lido antes de passar pela Bienal, rs!!!

    Beijosss,
    Pâmela Rodrigues
    http://listerealize.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâmela!! Sou assim também... capas bonitas me atraem para leitura!!

      Espero que você também goste!!

      Comprou muita coisa na Bienal??

      Beijos

      Excluir
  5. Quero leeeeer, ótima resenha, bjo!!!
    http://aindasouvaidosa.blogspot.com.br/
    FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Joice!! Muito obrigada!!

      Espero que você também goste da história!!

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Mari!
    Não conheço esse livro...mas pelo que esta escrito na contracapa e pelo teu resumo critico, parece ter um nível literário elevadíssimo!
    Vou pegar essas ferias para atualizar a minha leitura!
    Esse vai p/ lista ;)
    Beijinhos, FB
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cristiane!! O livro é bem novinho, saiu agora do forno.. rsss!!

      Eu gostei muito da história, espero que também goste!!

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Mari,
    tudo bem?
    Que linda a sua resenha!!!! Você conseguiu me encantar com suas palavras, que história sensível. Você escreve muito bem!!! Fiquei com muita vontade de ler esse livro!!!! Sucesso para a autora e para a parceria de vocês.
    Beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila!!! Que ótimo te ver por aqui!!!

      Obrigada pelos elogios *__*

      Te espero mais vezes!!

      Beijossss

      Excluir
  8. Oi Mari ...
    Gostei mt d sua resenha e a maneira q escreve..
    Bjos!


    FB
    Blog Embelezando
    http://www.bypracinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!! Que fofa, mito obrigada, viu??!!

      Beijoss

      Excluir
  9. ola mari amei a resenha
    Não conheço esse livro mais so pela capa ja chama muito atenção
    Br
    http://girlsnightout2013.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!!!

      A capa também me chamou atenção!! rss!! E a história é ainda melhor!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijos

      Excluir
  10. Essa capa é um amor, né? Fala sério. <33

    Ainda não tinha visto esse livro, mas vou dar uma olhadinha nele. Hahaha :P

    Beijinhos. (BR)
    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luu!!! A capa chama a atenção, né?!

      Espero que goste da história!!

      Beijos

      Excluir
  11. Ai, mas a capa é super linda! E olha, gostei muito. Acho que nem conheço a autora e já me identifiquei!

    Um beijo

    www.kvcomvoce.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Karla!! É assim mesmo! Comecei a me identificar com a autora a cada citação que ela fazia no instagram! Me apaixonei pela história!

      Beijos

      Excluir
  12. Olá,bom dia!! amei suas dicas!! amei seu blog também tudo de bom!!!
    Estava visitando blogs e vim conhecer seu cantinho...Parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...Te seguindo e curtindo!! curtindo franci lourenço e seguindo obrfranci!!!

    Segue de volta e curti!! ficarei muito feliz por te ter em meu cantinho também!!
    http://francimakeup.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/franci.makeup86
    Linda semana!!!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisca!!!

      Ameiii seu recadinho!! Muito obrigada por suas palavras!!

      Vou adorar conhecer o seu cantinho também!

      beijos

      Excluir
  13. Eu adoro ler e esse livro parece ser ótimo.
    Adorei a dica.

    FB
    http://apensasrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, também adoro ler!! Espero que goste da história!!

      Beijos

      Excluir
  14. Muito legal a resenha, o livro parece ser ótimo mesmo!

    BR

    ResponderExcluir
  15. Que bonita a capa, adorei o contexto.
    Pretendo ler!
    Tu não respondeu meu email em Mari =(
    FB
    http://dizingrid.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi sim, xuxu!!! Hoje mais cedo!!

      Desculpa a demora, meu tempo ta bem curto!!

      Beeeeeeijos

      Excluir
  16. Oiee!!!
    não sou muito adepta a ler livros, mas eu sei que é necessário!!
    Beijos!!!
    VirtuosaCordeRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Carine... ler é tão bom!! Acho que vc ainda não encontrou o seu livro ideal!! Espero que encontre!!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijos

      Excluir
  17. Que livro lindo, ainda não conhecia. Adorei essa capa e acabei me lembrando da novela das 7. Adoro romances e esse me ganhou pela sua resenha. Minha lista de leitura está bem cheinha, mas vou tentar dar um jeitinho de encaixar esse aqui, ainda mais aproveitando que meu aniversário foi sexta e eu ganhei um dinheirinho.
    Sua resenha está maravilhosa.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/
    BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaa... dindin de aniversário sempre rende novos livros!!

      Espero muito que você goste!! Muito obrigada pela visita!!

      Beijinhos

      Excluir
  18. Nossa você escreve muito bem e se Amora for tão bom quanto a maneira que você o descreveu eu com certeza vou amá-lo. Ótima as suas resenhas, ótimo Blog! Parabéns.
    Beijos
    Fernanda Feijó, FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fernanda!!

      Fico muito feliz de você ter gostado da resenha!! Eu realmente amei o livro!! Espero que você goste também!!

      Muito obrigada pela visita e pelos elogios!!

      Beijos

      Excluir
  19. Também adoro capas de livros, mesmo que acho errado os julgar pela capa, acho que um livro é como uma pessoa o que importa é o interior, realmente a capa é inda. Talvez, quando terminar de ler todos os livros que já comprei, sem falar que estou lendo três livros totalmente diferentes ao mesmo tempo: O crime de Sylvestre Bonnard, O trono de Prata e a Culpa é das Estrelas, eu comece a ler ele. Uma bibliomania aqui.
    Beijos,
    FB – http://just-maria-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada com capas!!!! Realmente não se pode julgar o livro pela capa... mas quando eu não conheço a história é a capa que me chama a atenção para eu procurar ler a sinopse!

      Obrigada pelas dicas dos livros!! Da sua listinha eu só li A Culpa é das Estrelas!! Só vou acrescentando... rssss

      Muito obrigada pela visita!!

      Beijos

      Excluir
  20. Adorei o livro !! Sou apaixonada por leitura... Estou acrescentando cada vez mais livros para minha coleção !!
    www.perfeitasnoivas.blogspot.com FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bruna!!! Que bom que você gostou!! Fico feliz!!

      Beijos

      Excluir
  21. adorei as indicações de leitura...as matérias estão lindas..

    Cris Amber/www.maisdicasfemininas.wordpress.com

    BR*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cris!!! Muito obrigada pelo elogio e pela visita!!

      Beijos

      Excluir

Amigos leitores, sintam-se a vontade para comentar o post. Peço que, por favor, ao tecerem os comentários, não utilizem palavras e expressões que possam ofender os demais. Obrigada.